Postagens populares

3 de dez. de 2012

Fatos históricos de “aniversário”



1902 – início do governo de Campos Sales
Um governo marcado por um momento de prosperidade que pode ser percebido nas várias obras públicas que modernizaram a cidade do Rio de Janeiro. Com o auxílio do prefeito carioca Pereira Passos, o governo empreendeu uma grande reforma dos bairros e ruas da antiga capital federal inspirada nos padrões dos modernos centros urbanos europeus. Contudo, esse projeto de modernização foi realizado graças a uma série de desapropriações que expulsaram as populações pobres do Rio de Janeiro de seus casebres e cortiços, gerando a Revolta da Vacina(situação agravada pela lei de vacinação obrigatória).
1902 – fim da Guerra dos Boeres
A vitória da Inglaterra marca o fim dessa guerra que inclusive de acordo com alguns historiadores iniciou com métodos empregados fortemente posteriormente como o campo de concentração.
É um conflito resultante da ação imperialista inglesa no continente africano.

1912 – início da Guerra do Contestado
Conflito messiânico que se prolongou até 1916. Quem vai prestar vestibular especialmente na UFSC, vai aparecer, se não for em história é em literatura.
1912 – Titanic naufraga
Titanic, na sua viagem inaugural, choca com um iceberg e, cerca de 2h30 depois, já no dia 15 de Abril, desaparece no oceano. No naufrágio morreram mais de 1500 pessoas. A historia desse navio pode ser relacionada com a mentalidade do europeu na época, onde o homem acreditava que era capaz de tudo, superar todos os obstáculos, desafiar perigos, a superioridade do branco europeu.

1922 – Semana de arte moderna e tenentismo
Dois acontecimentos marcantes durante os anos de 1922 que podem aparecer nas provas de história, assim como a própria fundação do Partido Comunista Brasileiro, também em 1922.
1922 – ocorreu a marcha sobre Roma, uma manifestação de força que levou o fascismo ao poder na Itália. Também pode-se destacar Joseph Stalin que foi eleito em 3 de abril de 1922 secretário-geral do Partido Comunista Bolchevique por ocasião do XI Congresso do Partido em Moscou.

1932 – Eclodiu a Revolução Constitucionalista em São Paulo (questão que já apareceu em alguns vestibulares esse ano)
1932 – Salazar se torna primeiro-ministro de Portugal e Franklin Roosevelt é eleito presidente dos EUA (ele seria reeleito em 1936, 1940 e 1944). Ocorreu também a guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai.

1942 – Brasil na era Vargas rompe relações com o Eixo para logo na sequencia realizar a declaração de guerra.
1942 – Avanço do Eixo. Potencias nazi-fascistas estão no seu auge. Mas logo em 1943 perdem o folego, iniciando a virada aliada.

1952 – Presidente Getúlio Vargas sanciona a lei, que cria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
1952 – é criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, embrião da futura União Européia, os EUA encerram a ocupação das quatro principais ilhas do Japão.

1962 – Governo de João Goulart na sua fase parlamentarista, onde Jango busca apoio político para o plebiscito que será realizado em janeiro de 1963.
1962 – Crise dos mísseis cubanos.

1972 – Inicio da Guerrilha do Araguaia e inauguração do primeiro trecho da transamazônica, durante o governo Médici.
1972 – Ataque terrorista nas olimpíadas de Munique levando a morte alguns membros da delegação israelense.
1982 – São realizadas as eleições diretas para governadores, senadores, prefeitos, deputados federais e deputados estaduais. A maior hidrelétrica do mundo, Usina Hidrelétrica de Itaipu, é inaugurada pelos presidentes João Figueiredo, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai.
1982 – Continuidade da invasão da URSS no Afeganistão, conflito que durou de 1979 até a retirada final em 1989.

1992 – Manifestantes, do movimento dos Caras-Pintadas, saem às ruas de todo o país para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello. Aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. A Polícia Militar do Estado de São Paulo, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, mata 111 presos durante a rebelião, na Casa de Detenção, na cidade de São Paulo, no que ficou conhecido como o massacre do Carandiru.
1992 – Nos Balcãs, sérvios, croatas e muçulmanos lutam entre si na Guerra da Bósnia; no Peru, o então presidente Alberto Fujimori fecha o Congresso e dá golpe de Estado com apoio de militares; nos EUA, a comunidade negra de Los Angeles se revolta após a absolvição de policiais brancos que espancam o motorista Rodney King; Bill Clinton derrota George Bush e vira novo presidente.

2002 – A eleição presidencial brasileira de 2002 ocorreu em dois turnos. O primeiro aconteceu em 6 de outubro de 2002 e o segundo, no dia 27 do mesmo mês. Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos.
2002 – Em abril de 2001, os timorenses foram às urnas para a escolha do novo líder do país. As eleições consagraram Xanana Gusmão como o novo presidente timorense e, em 20 de maio de 2002, Timor-Leste tornou-se totalmente independente antes de Portugal, agora da Indonésia.