Postagens populares

3 de set de 2006

Modo de produção asiático


SIM ESTÁ IGUAL A DO WIKIPEDIA, MAS PELO MENOS ESSE TEXTO ESTA AQUI DESDE 2006, NÃO TENHO CULPA DISSO.


O chamado modo de produção asiático caracteriza os primeiros Estados surgidos no Oriente Próximo, Índia, China e África. A agricultura, base da economia desses Estados, era praticada por comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam submetidos a um regime de servidão coletiva. Todas as terras pertenciam ao Estado, representado pelas figuras do imperador, rei ou faraó que se apropriavam do excedente agrícola (produção que supera o consumo imediato), distribuindo-o entre a nobreza, formada por sacerdotes e guerreiros. Esse Estado todo-poderoso, onde os reis ou imperadores eram considerados verdadeiros deuses, intervinha diretamente no controle da produção. Nos períodos entre as safras, era comum o deslocamento de grandes levas de trabalhadores (servos e escravos) para a construção de imensas obras públicas, principalmente canais de irrigação e monumentos. Esse tipo de poder, também denominado despotismo oriental, marcado pela formação de grandes comunidades agrícolas e pela apropriação dos excedentes de produção, caracteriza a passagem das sociedades sem classes das primitivas comunidades da pré-história para as sociedades de classes. Nestas, predominam a servidão entre explorados e exploradores, embora a propriedade privada ainda fosse pouco difundida. Guardadas as particularidades históricas, pode-se afirmar que os primeiros Estados surgidos no Oriente Próximo (egípcios, babilônios, assírios, fenícios, hebreus, persas) desenvolveram esse tipo de sociedade. Por fim e resumidamente, a servidão coletiva era o modo de pagamento para o rei ou faraó pelas terras.

31 comentários:

Anônimo disse...

Meus Parabéns!!
sou professora da UNICAMP de História na antiguidade clássica, e está corretíssimo tal texto sobre o modo de produção asiático

Anônimo disse...

Não conheço muito sobre essas hitorias mas na semana passada tive uma apreentação falando sobre o modo de produção asiatico e segundo ela estava corrretissimo
agradeço por terem postado este texto.

Anônimo disse...

concordo com esse anônimo vamo que vamo ctrl+v e ctrl+v esse texto tá certo pq eu entreguei meu trabalho assim e tirei 10

andryyyy disse...

bom eu não entendo muito de história minha professora ainda não comentou muita coisa mas achei muito util pois tenho um teste amanhã e tenho muita convicção de que irei bem

Anônimo disse...

ficou otimo da de parabens!! tenho um trabalho e esta otimo!!

Bianquinha disse...

o ajudou muito

Anônimo disse...

não é sistema feudal nao...
o.O

lucas vaqueiro disse...

ta otimo o comentario c cair sobre modo d produção asiatico no vestibular eu acerto com creteza

Anônimo disse...

achei legal deu pra pesquisar td que eu queria saber

Gustavo disse...

Meus Parabéns ae Carlos, gostei bastante, pois sou aluno e gosto de estar sempre por dentro do assunto q o professor explica e este texto q vc colocou sobre o "Modo de Produção Asiático" ficou mto bom.

Vlw.

Anônimo disse...

parabens isso esta completamente certo

Anônimo disse...

o que isso tem a ver com o modo de producao asiatico

Anônimo disse...

bom eu acho que essa professora e super d+ ela tem que ser muito inteligente para postar tamanha verdade

Anônimo disse...

só passei pra fala que isso esta corretíssimo ! sei lá pq ! hsuahsua

Anônimo disse...

Ta show :D

Anônimo disse...

ta legalzinho

Mario Herbeth disse...

Cara Explicou Direitinho,


Vlw.

Mario Herbeth disse...

Gostei do texto, bem explicado,


Vlw.

Janyne disse...

Sou aluna do curso de história da UFPB e dou meus parabéns pela postagem" Muito boua....conteúdo centralizado"

carloscoloradosaoborja@gmail.com disse...

E aí, beleza?acabei de fazer uma pesquisa sobre o modo de produção asiático e usei o seu blog.Valeu.Sou acadêmico de história na urcamp-São Borja II semestre.com certeza farei novo contato. Grato.

carloscoloradosaoborja@gmail.com disse...

E aí, beleza?acabei de fazer uma pesquisa sobre o modo de produção asiático e usei o seu blog.Valeu.Sou acadêmico de história na urcamp-São Borja II semestre.com certeza farei novo contato. Grato.

samu.mendes disse...

Valeu pelo empenho de tempo ao reproduzir conhecimento, e não liga para os criticos não são egoístas e sabichões.

Anônimo disse...

MUITOOOO BOM ME AJUDOU BASTANTE PRA UM TRABALHO...
ACONSELHO MUITO BOM.

Anônimo disse...

Essa é uma parte da sociologia da qual mais amo estudar "Modo de Produção",inclusive ja fiz diversos trabalhos escolas sobre esse assunto e o tema que sempre falo é Modo de produção Asiàtico.

AndrezaSantos disse...

Meus Parabéns!!
meu trabalho ficou muito bom amei o resultado final....Muito Obg e ajudo muitissimo!!! Bjs

Anônimo disse...

Queria melhorar meu conceito sobre o assunto e essa sua explicação ajudou bastante. Origagada!

Anônimo disse...

Obrigada!

mariltonmarlyehendryo disse...

gostei muito,vai me ajudar amanha na escola

Vanessa (semestral noite) disse...

Ótimo professor de História, e um excelente texto sobre o modo de produção da época. Ajudou mais ainda na compreensão do assunto. Eu que não sou tão fã de história, agora estou ficando, só por ter essas aulas maravilhosas, e com um professor que é notável o amor que tem pelo que faz. Obrigada e parabéns.

aluninho disse...

tenho prova contigo amanha, tomara que seja igual na prova.. se nao..

Renato Dos Anjos disse...

Sou aluno no curso de História na Unitoledo Araçatuba -SP 1ºSemestre; estamos estudando na matéria de História Antiga I sobre "As sociedades do antigo Oriente próximo", e consequentemente sobre o "Modo de produção Asiático"....achei fantástico a sua exposição do assunto, de forma simples e centralizada. Meus parabéns...
Espero me tornar um professor assim tão apaixonado pela história quanto o senhor..forte abraço.